Argentina quebra tabu e vence Brasil pela 1ª vez na Liga Mundial

Por Saque Viagem - 17/06/2017 - 21h29 - São Paulo

Vinte e oito edições. Vinte e três jogos. Foi este o tempo que a Argentina esperou para sentir o sabor de vencer o Brasil na Liga Mundial. Pois o longo tabu terminou neste sábado (17). E não poderia haver cenário mais apropriado: em casa, na cidade de Córdoba, diante de uma plateia eufórica.
 
Com um voleibol mais consistente que o do Brasil, que mais uma vez errou muito, o time de Julio Velasco derrotou os maiores rivais em 3 sets a 1, com parciais de 19/25, 25/21, 25/22 e 25/19. Foi apenas o segundo resultado positivo dos hermanos, que seguem na incômoda lanterna da competição.
 
 
Argentina jogou em casa contra o Brasil (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Já a seleção conheceu o terceiro revés. Com uma atuação ruim, o grupo liderado por Renan Dal Zotto esteve apático em quadra. No saque, os erros se acumularam. O bloqueio também não marcou os habilidosos adversários. A linha ofensiva foi sustentada apenas por Wallace e Lucarelli. Os demais tiveram um rendimento mais tímido no setor.
 
Na tentativa de acertar a equipe, Dal Zotto apostou em Lipe e Éder na metade final do clássico. A dupla, no entanto, também não conseguiu fazer a diferença. Nem o ponteiro, com sua energia, foi capaz de mudar o espírito do time. Evandro e Rapha, na inversão do 5-1, também não alteraram o desfecho do confronto.
 
Wallace foi o principal pontuador do embate, com 18 acertos, enquanto Solé e Ramos lideraram a pontuação do lado vitorioso, com 13 acertos cada.
 
Neste domingo (18), acontece a última rodada da fase classificatória. Em terceiro, com 16 tentos, o Brasil enfrenta a Sérvia (vice, com 18) a partir das 16h10 (de Brasília). A seleção de Nikola Grbic, assim como a de Dal Zotto, já está com a passagem reservada para Curitiba (PR). O SporTV transmite.
 
Na sequência, às 19h10, os argentinos, eliminados, tentam emplacar a terceira vitória frente à Bulgária. A equipe de Sokolov está em sétimo e segue com chances de classificação para a Fase Final.