Uma quadrangular que vale mais que a etapa SP do GP

Por Saque Viagem - 27/08/2015 - 19h11 - São Paulo

Com um olhar nos Jogos Olímpicos e outro no presente, a seleção feminina do Brasil voltará a se apresentar diante da torcida brasileira nesta sexta-feira (28). E já será em clima de Rio-2016. No Maracanãzinho, onde sonham se tornar tricampeãs olímpicas daqui a um ano, Sheilla, Fabiana e companhia enfrentarão Alemanha, Bulgária e Holanda pela Copa Rio. 
 
Ainda que não sejam as reais adversárias das brasileiras na disputa pela medalha de ouro olímpica, são três seleções que prometem dar muito mais trabalho do que Tailândia e Bélgica, rivais da etapa São Paulo do Grand Prix. As disputas, que também serviram como preparação para o Rio-2016, contaram com a presença da mesma Alemanha no Ibirapuera.
 
“Enfrentaremos equipes com estilos de jogo diferentes e seremos exigidos de variadas formas. Teremos que nos adaptar rapidamente a cada adversário. Estamos buscando a regularidade, e esses três jogos serão um importante teste na nossa preparação. Também é muito bom jogar diante da nossa torcida para já sentirmos a atmosfera dos Jogos Olímpicos", disse Zé Roberto.
 
 
Brasil usa a Copa Rio como preparação para os Jogos Olímpicos (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
 
Das três equipes europeias, nenhuma esteve presente em Londres-2012. Quem mais chegou perto foi o elenco germânico, que ficou a uma vitória da conquista da vaga. Neste novo ciclo, é também quem tem mais chances de voltar no ano que vem. Já o Brasil, por ser o país-sede, já tem seu lugar mais do que garantido.
 
"Esses jogos serão determinantes na nossa programação. Temos que aproveitar a chance de jogar no Rio contra equipes fortes do cenário mundial. Apesar de termos o Sul-Americano, todo o nosso foco é na preparação para os Jogos Olímpicos. Também é muito bom poder jogar diante da nossa torcida", analisou Sheilla, uma das únicas bicampeãs olímpicas do elenco.   
 
Tanto Brasil quanto Bulgária, Alemanha e Holanda se preparam para os campeonatos continentais, que acontecem em setembro. O SporTV transmite o quadrangular direto do Maracanãzinho.
 
 
Confira o calendário de jogos
28 de agosto (sexta)
16h00 - Bulgária x Holanda
18h30 - Brasil x Alemanha 
 
29 de agosto (sábado)
15h45 - Brasil x Bulgária
18h00 - Holanda x Alemanha 
 
30 de agosto (domingo)
9h00 - Bulgária x Alemanha
11h30 - Brasil x Holanda